Cliente: AES Tietê
Comportas são abertas em Barra Bonita e Promissão


Vazão chegará a 1.100 m³/s e 1.855 m³/s, respectivamente


Hoje, a AES Tietê aumentou a vazão de água de duas geradoras. Na usina de Promissão, a vazão passou de 1.147 m³/s para 1.855 m³/s. Em Barra Bonita, saiu de 632 m³/s para 1100 m³/s. Essa ação é necessária para controle dos níveis dos reservatórios, que estão acima de 90%.

“Choveu muito na área de atuação da AES Tietê nos últimos dias. Por isso, teremos de aumentar a vazão de água. A usina segue operando normalmente, de acordo com o despacho do ONS (Operador Nacional do Sistema)”, explica Sergio Silva, Gerente de Gestão da Operação.

A abertura das comportas é um procedimento de segurança padrão para todas hidrelétricas do país, realizada para controle do nível dos reservatórios. Antes do início da abertura, é feita uma inspeção visual na saída das comportas e é acionada sirene para alertar a população no entorno da usina, com alcance de 3 km. Essa abertura ocorre de forma gradativa para que a vazão da água seja liberada dentro do fluxo adequado para operação de cada usina, contribuindo para a segurança dos moradores da região e atendendo as normas do setor elétrico.


Sobre a AES Tietê – A AES Tietê oferece soluções em gestão de energia, atuando na geração e comercialização de energia elétrica. Para isso, conta com um parque com capacidade para gerar 2.658 MW a partir de fontes renováveis. A AES Tietê opera nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado de São Paulo. A empresa responde por 12% da capacidade instalada no Estado e 2,3% no Brasil.

19/04/2013
Digital Week internacional 2013
(www.revistain.com.br)