Deprecated: Function eregi() is deprecated in /home/fontecom/public_html/site/inc/inc.lib.php on line 25

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/fontecom/public_html/site/inc/inc.lib.php on line 80
fonte ::: assessoria de imprensa
Cliente: AES Tietê
Livro “Conflitos com Mamíferos Carnívoros” é disponibilizado online


Download gratuito do arquivo poderá ser feito a partir de hoje, dia 20


O livro “Conflitos com Mamíferos Carnívoros: Uma Referência para o Manejo e a Convivência”, lançado em novembro passado durante o VII Encontro Paulista da Biodiversidade, em São Paulo, está disponível a todos a partir, em PDF, para download. A obra, organizada por Sandra Maria Cintra Cavalcanti, Rogério Cunha de Paula e Rose Lílian Gasparini-Morato, reúne o material do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) e foi produzido com o apoio da AES Tietê. Antes encontrado apenas na versão impressa, o livro agora está disponível para download pelo link para o público em geral.



A AES Tietê mantém um olhar atento voltado aos mamíferos carnívoros, como o projeto “A Onça-parda na Bacia do Rio Tietê”, programa desenvolvido pela geradora desde o final de 2013 que busca a preservação desta espécie, essencial para a manutenção da diversidade biológica e da integridade dos ecossistemas em que vive.



Sobre o livro



De acordo com Rogério Cunha de Paula, Coordenador Substituto CENAP, “Conflitos com Mamíferos Carnívoros: Uma Referência para o Manejo e a Convivência” é um manual que serve ao propósito de informar de uma forma geral, acerca do conflito estabelecido entre o ser humano e os mamíferos carnívoros terrestres. “Anualmente, o impacto social e econômico provocado pela simples presença de onças-pintadas ou pardas, lobos-guarás, gatos-do-mato, lontras e ariranhas, entre outros predadores, ou mesmo o prejuízo econômico gerado por eles na obtenção de recursos alimentares representados por animais domésticos, gera perseguição, a caça retaliatória ou mesmo vinculada a tradições culturais”, explica o coordenador. Segundo ele, a obra busca atender a necessidade dos agentes ambientais, de conhecer melhor as causas e consequências do conflito envolvendo os carnívoros e assim, observar e absorver a teoria de situações referências a serem seguidas no manejo do conflito em seu dia a dia.

19/04/2013
Digital Week internacional 2013
(www.revistain.com.br)