Cliente: Geração Mãe
‘Movimento das barrigas pintadas’ movimentará centro de Ribeirão neste sábado


1ª Semana do Nascimento Saudável se encerra neste sábado, com grande movimentação na praça XV


Com o objetivo de conscientizar a população sobre os procedimentos realizados com os bebês nas maternidades em todo o país, quando são separados das mães e levados ao berçário, o grupo Geração Mãe, rede de apoio mútuo na internet, de colaboração e troca de experiências, realiza nesta semana a 1ª Semana do Nascimento Saudável. A ação será encerrada neste sábado, 16, a partir das 10h, na praça XV de novembro, em Ribeirão Preto, com o chamado “Movimento das barrigas pintadas”, que reunirá mulheres grávidas, além de mães e crianças que foram ou não separadas na maternidade em alojamentos distintos, para chamar a atenção para essa bandeira. Centenas de mães já confirmaram presença na mobilização.

A ideia, segundo a ginecologista e obstetra Flávia Maciel de Aguiar F. Mendonça, idealizadora do projeto, é conscientizar pais e profissionais de saúde sobre a humanização do parto e do nascimento para que todos se juntem contra a prática rotineira do uso de berçários nas maternidades do Brasil, sempre que possível. O tema desta primeira campanha é "Na Maternidade, diga não ao berçário sem necessidade”.

Ao longo de toda a semana ações diárias envolvendo milhares de participantes dos grupos no Facebook e leitoras do site Geração discutiram o assunto com a participação de mães de todo o país. “Infelizmente, muitas maternidades no Brasil mantêm a prática de conduzir os bebês recém-nascidos saudáveis para os berçários, apesar das orientações do Ministério da Saúde para o respeito ao parto e ao nascimento. Há evidências científicas que respaldam a importância do contato imediato e contínuo entre a mãe e o bebê recém-nascido saudável logo após o nascimento”, explica Flávia. De acordo com a médica, não são raras as separações de mães e filhos sem necessidade, apenas por falta de adequação do atendimento nas maternidades.

As atividades on-line, os textos e artigo estão disponíveis no site do Geração Mãe pelo endereço www.geracaomae.com.br, e no Facebook, www.facebook.com/geracaomae e www.facebook.com/groups/geracaomae/.