Deprecated: Function eregi() is deprecated in /home/fontecom/public_html/site/inc/inc.lib.php on line 25

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/fontecom/public_html/site/inc/inc.lib.php on line 80
fonte ::: assessoria de imprensa
Cliente: AES Tietê
Geradora fecha vertedouros no Rio Tietê


Vazões atingem protocolo normal


Com a trégua nas chuvas e a estratégia de controle de cheias realizada pelo time de operação da AES Tietê, o Rio Tietê retornou ao seu nível normal, assim como as vazões das usinas. Desde sábado, as comportas de todas as unidades geradoras administradas pela empresa na região estão fechadas e, de acordo com a meteorologia, ainda não há previsão de chuva forte. Os reservatórios - Promissão e Nova Avanhandava - estão com 96% das suas capacidades.

Abaixo, em ordem de posição no Rio Tietê, as vazões atuais em cada trecho:


Usina

Vazão anterior (m³/s)

Vazão atual (m³/s)


Barra Bonita

2.158

548


Bariri

2.440

660


Ibitinga

2.540

660


Promissão

3.290

899


Nova Avanhandava

4.200

904




O controle de cheia é um procedimento de rotina, que tem como objetivo garantir a segurança da usina e, consequentemente, da população, sem impactos ao meio ambiente. Com ajuda do monitoramento das usinas no Centro de Operações da Geração e Eclusas (COGE), realizado 24 horas e em tempo real, a estratégia de operação é planejada entre AES Tietê e Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por todos os reservatórios do país.

19/04/2013
Digital Week internacional 2013
(www.revistain.com.br)