São Sebastião do Paraíso recebe Caravana da Leitura
Patrocinado pelo Magazine Luiza, evento busca democratizar o acesso à leitura
Pela primeira vez, a cidade de São Sebastião do Paraíso será palco da Caravana da Leitura, no dia 12 de agosto, das 9h30 às 17h, na Praça Comendador José Honório (Praça da Matriz), disponibilizando livros que apresentam histórias do cotidiano em uma linguagem bem-humorada e pontuada por reflexões.
Será montada uma tenda para a exposição de diversos livros e, como em uma feira livre, as pessoas poderão circular pelo local, pegar e ler os livros disponíveis, além de receber orientações de uma equipe multidisciplinar que auxilia os leitores na escolha das obras. O formato do projeto busca a aproximação das pessoas de forma livre e sem compromisso, fazendo com que elas se sintam parte da ação, que tem como objetivo incentivar e promover o acesso à leitura. Durante o evento, o escritor Laé de Souza conversará com os leitores e fará sessões de autógrafos.
A Caravana também é uma ótima oportunidade para abastecer a estante com novas obras, que são comercializadas ao preço simbólico de R$ 2. “Buscamos quebrar o estigma de que o brasileiro não gosta de ler. O brasileiro gosta de ler sim, o que lhe falta é oportunidade e acessibilidade aos livros que, infelizmente, custam muito caro no Brasil”, diz Laé de Souza.
Os professores poderão retirar, gratuitamente, um kit com nove livros para serem utilizados na biblioteca de sua escola. Para isso, deverá preencher um formulário de identificação pessoal e da escola – será disponibilizado um kit por escola.
No evento, estarão disponíveis os livros “Quinho”, “Radar, o cãozinho”, “Bia e a sua gatinha Pammy”, (português/inglês), “Quinho e o seu cãozinho – Um cãozinho especial”, “Quinho e o seu cãozinho – Novos amigos”, “Quinho e o seu cãozinho – Férias na fazenda”, “Quinho e o seu cãozinho – Acampamento escoteiro”, “Nick e o passarinho falante”, “Quem sou eu”, “Minha história”, “Cadernos de Atividades”, “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, “Nos Bastidores do Cotidiano”, “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”, e títulos em braile.
Realizado pelo Grupo Projetos de Leitura, a Caravana da Leitura tem o patrocínio do Magazine Luiza e é aprovado pelo Ministério da Cultura. Neste ano, passará por 40 municípios. “A rede têm ciência de seu papel social e está engajada em também promover o acesso à cultura, por isso, acredita e apoia projetos como este, que há 17 anos vem incentivando a leitura em todo o Brasil”, comenta Fábio Costa, Analista de Sustentabilidade do Magazine Luiza e responsável pela parceria da empresa com o projeto de leitura.
Grupo Projetos de Leitura
O Grupo Projetos de Leitura, que iniciou seu trabalho em 1998, reúne vários projetos de incentivo à leitura aprovados pelo Ministério da Cultura.
Com sede em São Paulo, o Grupo Projetos de Leitura atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.
Sobre o autor
Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura, de livros infantis, juvenis e adultos e coordenador do Grupo Projetos de Leitura.
Magazine Luiza
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com 756 lojas e oito centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.
Em maio de 2011, a empresa passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a investidores pessoa física. Ao longo de sua história, realizou 13 aquisições.
A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 24 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 17 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work. Em 2014, a rede foi a 7ª colocada (única varejista) no prêmio Melhor Empresa para Pessoas com Deficiência. O e-commerce do Magazine Luiza já ganhou onze vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C.
Em 2014, a empresa consolidou e ampliou sua atuação social junto às comunidades onde atua, apoiando cerca de 150 instituições que atendem a mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente crianças e adolescentes, reunindo esforços das leis de incentivo fiscal, doações de produtos e voluntariado.