Deprecated: Function eregi() is deprecated in /home/fontecom/public_html/site/inc/inc.lib.php on line 25

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/fontecom/public_html/site/inc/inc.lib.php on line 80
fonte ::: assessoria de imprensa
Cliente: AES Tietê
Casa de Cultura e Cidadania de Barra Bonita comemora Semana do Meio Ambiente

São oferecidas atividades gratuitas à comunidade, em prol da preservação ambiental

A Casa de Cultura e Cidadania, projeto social patrocinado pela AES e realizado pelo Instituto Agires, preparou diversas atividades gratuitas em Barra Bonita, para celebração do Dia do Meio Ambiente (5 de junho). Ações de conscientização e mobilização acontecerão por toda a semana, com intuito de alertar para a importância do tema.

Programação das atividades:

v A exposição Reverta – Mostra de Artes Visuais poderá ser visitada entre os dias 1º e 7 de junho, das 8h às 18h, no Centro Cultural “Célia Stangherlin”, localizado na Avenida Pedro Ometto, nº 467. Norteada pelo pensamento “menos consumismo e mais reaproveitamento sustentável", a exposição apresentará móveis e objetos de uso comum, construídos a partir do reaproveitamento de materiais de descarte. Os visitantes também poderão levar para casa esferas feitas de argila, adubo e sementes que, ao serem lançadas no meio ambiente, misturam-se com o solo e germinam plantas de suas respectivas sementes.

v No dia 3 de junho, a partir das 8h, a área de lazer Evaristo de Siqueira Pinto, espaço anexo à Casa de Cultura e Cidadania, receberá lixeiras ecológicas construídas pelos alunos da Casa, a partir da reutilização de galões de plástico. A iniciativa prevê a destinação correta do lixo no entorno da praça, para preservação do patrimônio público e limpeza local.

v Já no dia 10, das 8h às 11h, em parceria com a Secretaria de Gestão Ambiental do Município, alunos da Casa farão plantio de mudas de árvores em área de reflorestamento, no bairro Sonho Nosso 5. As mudas e as sementes são de plantas da mata nativa, como cedro, cabreúva e pau d’alho, doadas pela AES Tietê, que mantém projeto permanente de reflorestamento nas áreas em que atua.

v Dando continuidade às ações, de 8 a 12 de junho, na praça anexa à Casa, será instalada uma Estação Ecológica, com atividades gratuitas e abertas ao público. Na ocasião, serão apresentadas palestras sobre educação ambiental, cidadania e prevenção da dengue. Além disso, terá ainda a instalação de pontos de coleta permanentes, para destinação correta de produtos, como óleo usado, medicamentos vencidos e lixo eletrônico. Especialmente no dia 10, a partir das 14h, os alunos da Casa farão apresentações artísticas que seguem a temática preservação ambiental.

v As atividades internas da entidade se mantêm paralelas ao período de comemorações. Os alunos participarão de uma gincana ecológica, também chamada “Reverta”, que tem como objetivo mobilizá-los, junto a seus familiares, sobre o descarte correto de resíduos. A proposta da gincana é dividi-los em times para coleta de diferentes tipos de materiais, que valem pontos, para computá-los a cada tipo de resíduo, com base na cultura da coleta seletiva. O grupo vencedor será aquele que levar a maior quantidade de resíduos. Essa atividade terá uma premiação simbólica, confeccionada com os próprios materiais de descarte arrecadados. Os demais materiais serão destinados à empresa de reciclagem da cidade.

v Para finalizar, os alunos da Casa de Cultura e Cidadania de Barra Bonita farão visitas a outras Estações Ecológicas da Secretaria de Gestão Ambiental do Município.

Além da AES Tietê, todo esse cronograma conta com apoio da Prefeitura Municipal de Barra Bonita, e das empresas, Dierberger Óleos Essenciais, Supermercado Burgão, ECOBARRA e Transportadora Risso.

A Casa de Cultura e Cidadania fica na Rua Carlos Tozelli, número 7, na Cohab, em Barra Bonita. Mais informações pelo telefone (14) 3641-6480.

Sobre a Casa de Cultura e Cidadania – A Casa de Cultura e Cidadania é um projeto sociocultural viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pelo Grupo AES Tietê e realizado pelo Instituto Agires. O projeto é um espaço que tem por objetivo promover a formação, expressão e lazer para crianças, jovens e adultos, atuando também como polo cultural que envolve comunidades de baixa renda. São oferecidos cursos de arte educação, oficinas de geração de renda abertas para toda a comunidade e formação técnica cultural para jovens, além de atividades culturais, como cinema e apresentações artísticas.



Sobre a AES Tietê – A AES Tietê oferece soluções em gestão de energia, atuando na geração e comercialização de energia elétrica. Para isso, conta com um parque com capacidade para gerar 2.658 MW a partir de fontes renováveis. A AES Tietê opera nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado de São Paulo. A empresa responde por 12% da capacidade instalada no Estado e 2,3% no Brasil.


Informações para imprensa:

Assessoria de Imprensa AES Tietê – In Press Porter Novelli
Guilherme Revitto: guilherme.revitto@inpresspni.com.br – (11) 2195-7964
Janaína Ribeiro: janaina.ribeiro@inpresspni.com.br – (11) 2195-2118
Celular 24h – (11) 9.5655-9204

Assessoria de Imprensa AES Tietê (interior de São Paulo) – Fonte
Lisiane Marques – lisiane@fonte.com.br
Paulo Gomes – paulogomes@fonte.com.br
Paulo Viarti – paulo@fonte.com.br
Ricardo Carvalho: ricardo@fonte.com.br – (16) 2111-7200 / (16) 9.8132-2122

19/04/2013
Digital Week internacional 2013
(www.revistain.com.br)