Magazine Luiza é eleita a oitava melhor empresa para trabalhar na América Latina
Varejista é a quarta melhor empresa brasileira no ranking da pesquisa realizada pelo Instituto Great Place to Work, que lista as cem companhias com as melhores práticas de gestão de pessoas
Reconhecida por sua política de valorização de pessoas e sempre presente na lista das “Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina”, o Magazine Luiza subiu da 15ª colocação alcançada em 2014 para o 8º lugar na edição deste ano, na categoria Grandes – com mais de 500 colaboradores. Na pesquisa, elaborada pelo Instituto Great Place to Work (GPTW), a varejista foi considerada a 4ª melhor empresa brasileira.
A maior pesquisa global de avaliação do índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho analisou 2.294 companhias que integraram as listas nacionais do ranking do ano passado e listou as 50 melhores que empregam de 50 a 500 pessoas, as 25 empresas com mais de 500 colaboradores e as 25 multinacionais com as melhores práticas de gestão de pessoas.
“Recebemos o resultado desta premiação com imensa satisfação, pois ela é fruto de uma pesquisa feita de forma anônima e direta com nossos colaboradores. Conseguir estas excelentes colocações dentre tantas empresas participantes é o reflexo do trabalho contínuo da equipe em buscar sempre as melhores práticas para os nossos colaboradores”, comenta Telma Rodrigues, diretora de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza.
Fundado em Franca (SP), o Magazine Luiza está entre as 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil há 17 anos consecutivos. Há 12, figura na lista das 100 melhores da América Latina. Na pesquisa brasileira de 2010 foi eleita a 7ª melhor para trabalhar no Brasil e a melhor na Prática de Falar com seus funcionários. Em 2011 ocupou a 6ª posição e foi eleita a melhor na Prática de Escutar.
A pesquisa
Com metodologia própria, há mais de 21 anos o Great Place to Work® estuda e identifica as “Melhores Empresas para Trabalhar” – pesquisa anual baseada na avaliação do nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem; e nas 9 Práticas Culturais de gestão de pessoas das empresas. No Brasil, a empresa foi fundada por José Tolovi Jr., hoje Chairman of the Board do Great Place to Work® Inc., e é atualmente presidida por Ruy Shiozawa. Em 2015 comemora 19 anos de atuação no país. A lista das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina é dividida em três grupos: um de empresas multinacionais e outros dois de empresas nacionais, agrupadas em duas categorias, segundo o seu tamanho: empresas com 50 a 500 colaboradores e empresas com mais de 500. Para essas duas categorias, são considerados os resultados dos rankings nacionais do ano anterior, de cada país participante.
Mais informações pelo www.greatplacetowork.com.br.
Magazine Luiza
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com 756 lojas e oito centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.
Em maio de 2011, a empresa passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a investidores pessoa física. Ao longo de sua história, realizou 13 aquisições.
A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 24 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 17 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work. Em 2014, a rede foi a 7ª colocada (única varejista) no prêmio Melhor Empresa para Pessoas com Deficiência. O e-commerce do Magazine Luiza já ganhou onze vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C.
Em 2014, a empresa consolidou e ampliou sua atuação social junto às comunidades onde atua, apoiando cerca de 150 instituições que atendem a mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente crianças e adolescentes, reunindo esforços das leis de incentivo fiscal, doações de produtos e voluntariado.