Magazine Luiza promove ações diversificadas em prol da valorização da mulher
A data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, remonta a um momento de mobilização para a conquista de direitos igualitários entre homens e mulheres, bem como a discussão sobre as discriminações e violências morais e físicas que muitas ainda sofrem. O intuito é que não haja retrocesso para o que já foi conquistado até aqui.
O universo feminino sempre esteve presente no Magazine Luiza, que tem como presidente Luiza Helena Trajano e como um dos fundadores, Luiza Trajano Donato. Como empresa que tem em seu DNA a valorização de pessoas, há ações e projetos voltados especificamente às necessidades do público feminino.
Por suas atitudes inovadoras e voltadas às mulheres, em 2007, a rede recebeu o título de Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, segundo o Instituto Great Place to Work. O prêmio foi um reconhecimento à política de Gestão de Pessoas baseada na valorização do trabalho feminino e na crença de sua evolução na empresa.
Dentre os vários benefícios que todos os colaboradores da empresa têm, alguns são específicos para as mulheres, como o Carreira para Mulheres, o Cheque-Mãe, o Apoio à Saúde da Mulher, o Saúde Mamãe Bebê, em que a mulher inscrita no programa tem benefícios como reembolso da coparticipação dos valores de consultas e exames referentes ao pré-natal, livro do bebê e acompanhamento telefônico durante o período gestacional por equipe especializada em caso de gravidez de risco.
A rede desenvolveu em 2014 o projeto Mulheres em Ação, realizado no Escritório de Negócios de São Paulo, com seis oficinas, em que as colaboradoras receberam capacitação em oratória, postura corporal e comunicação interpessoal.
Como empresa ciente de seu papel social, o Magazine Luiza também tem ações externas voltadas para o público feminino. Em 2014, o Magazine Luiza aderiu ao Pacto de Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, uma ação para promover a cultura de respeito e igualdade entre homens e mulheres e eliminar a violência doméstica.
Em São Paulo, a varejista apoia o projeto Casa de Apoio às Mulheres com Câncer de Mama, do Instituto Arte de Viver Bem, que acolhe mais de 500 mulheres das classes C, D e E da capital, litoral e interior do Estado.
Outro projeto apoiado, em 2015, é o Sapatilhas da Transformação, cujo objetivo é promover curso de formação de balé para 120 meninas, de 4 a 17 anos, de escolas públicas da Vila Liviero e região, em São Paulo. Mais do que conduzir o ensino da dança como atividade lúdica ou estímulo profissionalizante, o projeto busca torná-la instrumento de integração e transformação social, ampliando o viés de inclusão, democratização do acesso e desenvolvimento de potencialidades gerais.
Em Franca, interior de São Paulo, ajuda a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) na manutenção de uma psicóloga que acompanha mulheres, crianças e adolescentes que foram vítimas das mais diversas formas de violência.
Luiza Helena Trajano também é uma líder do movimento feminino pela melhoria da sociedade. É defensora da cotas para mulheres em cargos de liderança. “Não é de hoje que as mulheres vêm ganhando espaço no mercado de trabalho. Nossa representatividade está maior, conquistamos respeito de todos os setores e essas conquistas não vieram do nada, representam muito esforço por parte das mulheres e reconhecimento por parte dos homens. As mulheres já provaram que podem fazer muito pelas empresas. Mas sei também que, infelizmente, em alguns lugares ainda há essa dificuldade e até mesmo diferença de salário, e isso se combate mostrando o seu valor, a sua capacidade de contribuição para o desenvolvimento da companhia”, afirma a presidente do Magazine Luiza.
Magazine Luiza
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com 756 lojas e oito centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.
Em maio de 2011, a empresa passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a investidores pessoa física. Ao longo de sua história, realizou 13 aquisições.
A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 24 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 17 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work. Em 2014, a rede foi a 7ª colocada (única varejista) no prêmio Melhor Empresa para Pessoas com Deficiência. O e-commerce do Magazine Luiza já ganhou onze vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C.