Cliente: Magazine Luiza
Magazine Luiza tem crescimento da receita líquida de 28,5% no 2T14

Lucro líquido da Companhia no 2T14 mais que dobrou em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 26,6 milhões

O Magazine Luiza obteve um dos melhores primeiros semestres da sua história, dando continuidade ao ciclo virtuoso de entrega de resultados positivos e crescentes, iniciado em 2013, após a integração das redes Maia e Baú. As receitas continuaram crescendo em um ritmo bastante acelerado, com crescimento no conceito “mesmas lojas” superior a 20% novamente no segundo trimestre. Este forte desempenho é reflexo de um bom planejamento das áreas comercial, de vendas e marketing, que conseguiram alavancar as vendas em todos os canais, com destaque para a região Nordeste e a operação do e-commerce, que continuam crescendo acima da média. A Companhia vem aumentando consistentemente a participação de mercado, com destaque, no 1º semestre, para as linhas de imagem e telefonia.

A Companhia apresentou sólida alavancagem operacional, com diluição de despesas com vendas, gerais e administrativas da ordem de 2,0 p.p. em relação ao mesmo período do ano passado, mesmo com o maior investimento em marketing neste primeiro semestre, dado o patrocínio da Copa do Mundo na Rede Globo. Esta estratégia de mídia televisiva, com abrangência nacional, e a campanha do “Prédio pra Você” geraram efeitos muito positivos para a Companhia, evidenciados pelo desempenho de vendas no período. Tanto a campanha quanto o patrocínio elevaram de forma importante o interesse pela marca Magazine Luiza e trouxeram novos consumidores para as lojas e o e-commerce, principalmente em regiões nas quais a Companhia não possui lojas físicas. Em agosto, será realizado o sorteio do segundo ganhador da campanha “Prédio pra Você” (em abril, foi sorteado o primeiro ganhador).

A Luizacred continua trazendo importante contribuição para a formação do resultado. No primeiro semestre, o lucro líquido da Luizacred alcançou R$ 75,8 milhões (para 100% da operação), equivalente a 85% do lucro líquido obtido para o ano de 2013 como um todo. O resultado da Luizacred tem sido bastante consistente ao longo dos últimos trimestres, dado o conservadorismo na aprovação de novos créditos, bem como a política de provisões e acompanhamento da carteira existente.

Evolução no modelo de operação multicanal

A Companhia está evoluindo cada vez mais a integração das operações das lojas físicas com o site, melhorando o abastecimento nos dois canais e reduzindo o custo e o prazo de entrega das vendas realizadas via e-commerce, trazendo ganhos de eficiência na cadeia como um todo.

“Estamos cientes de que a base de comparação é mais difícil no segundo semestre deste ano e que o cenário macroeconômico continua desafiador. Permanecemos, no entanto, confiantes na nossa capacidade de superar os resultados obtidos até agora, pois além das sinergias do processo de integração das redes adquiridas, a rentabilidade da operação como um todo está evoluindo a cada trimestre de forma consistente, gradual e positiva”, analisa o CEO do Magazine Luiza, Marcelo Silva.

Comentários sobre o desempenho operacional

• Crescimento de receita de dois dígitos altos, mesmo patamar do 1T14. Receita líquida cresceu 28,5% no 2T14, alcançando R$ 2,3 bilhões, impulsionada pelo crescimento de vendas no conceito mesmas lojas de 24,5% (+44,1% no e-commerce e +21,3% nas lojas físicas). No 1S14, a receita líquida evoluiu 28,5%, com um crescimento no conceito mesmas lojas de 24,9% (+44,0% no e-commerce e +21,8% nas lojas físicas).

• Forte alavancagem operacional. Mesmo com maior investimento em marketing, o crescimento de despesas de vendas, gerais e administrativas foi de 19,9% no 2T14, bem abaixo da evolução de vendas de 28,5%, proporcionando uma diluição de despesas de 1,6 p.p. No 1S14, a diluição de despesas de vendas, gerais e administrativas foi de 2,0 p.p., que representaram 22,6% das vendas líquidas.

• Crescimento do EBITDA ajustado de 40,3%, alcançando R$ 133,0 milhões no 2T14, com expansão da margem EBITDA de 0,5 p.p., atingindo 5,7%. No 1S14, o EBITDA ajustado aumentou 61,1%, alcançando R$ 253,8 milhões, com margem EBITDA de 5,5%.

• Equivalência patrimonial da Luizacred cresceu 79,9% no 2T14, atingindo R$ 18,1 milhões, com um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de 30%. No 1S14, o resultado da equivalência da Luizacred mais que dobrou, alcançando R$ 37,9 milhões.

• Crescimento do lucro líquido de 130,6%, alcançando R$ 26,6 milhões no 2T14, com margem líquida de 1,1%. Em 2T13 a Companhia concluiu a venda de sua participação de 76,7% no centro de distribuição localizado em Louveira (SP) ao Fundo FII Kinea, pelo valor de R$ 205,5 milhões, que gerou um ganho operacional líquido de outras despesas não recorrentes no valor de R$ 65,3 milhões naquele trimestre, classificado em outras receitas operacionais. No 1S14, o lucro líquido totalizou R$ 47,2 milhões (margem líquida de 1,0%).

Desempenho Luizacred

A receita da intermediação financeira cresceu 15,2% no 2T14, atingindo R$ 329 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior, devido ao crescimento de 24,6% das operações financeiras realizadas com o Cartão Luiza e de 8,1% nas operações financeiras realizadas com o CDC.

O indicador de atraso total da carteira da Luizacred ficou estável quando comparado ao trimestre anterior. O indicador de curto prazo (NPL 15) melhorou 0,2 p.p. em relação a março de 2014, enquanto a carteira vencida acima de 90 dias (NPL 90) aumentou 0,3 p.p. Os indicadores de inadimplência continuam sob rigoroso controle, com tendência de melhoria, considerando o conservadorismo nas taxas de aprovação e a redução da inadimplência das safras de créditos mais recentes.

As provisões líquidas de recuperações caíram de 54,0% da receita bruta da intermediação financeira no 2T13 para 45,5% no 2T14, refletindo a melhoria dos indicadores de atraso e do perfil da carteira no 2T14. As provisões representaram 3,5% da carteira total no 2T14, significativamente abaixo do 2T13 (4,2%).

No 2T14, o resultado operacional da Luizacred foi de R$ 60,2 milhões, representando 18,3% da receita da intermediação financeira, uma evolução significativa quando comparado ao resultado operacional de R$ 33,5 milhões no 2T13 (11,7% da receita da intermediação financeira).

O lucro líquido no trimestre foi de R$ 36,1 milhões, atingindo rentabilidade anualizada de 30% sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROE), significativamente superior ao resultado de R$ 20,1 milhões no 2T13.

20/03/2017
Luiza Helena Trajano está entre as líderes de negócios
(www.jornalwebdigital.blogspot.com.br )
08/03/2016
Agentes de transformação
(Folha de S. Paulo)
03/02/2016
Magazine Luiza busca crescer no digital
(Diário do Comércio)
10/06/2015
Cotas para mulheres ?
(Exame )
06/05/2015
Entrevista com Luiza Trajano
(Revista Bons Negócios )
25/03/2015
Aprendemos a crescer na crise
(A Cidade )
24/03/2015
workshop com Luiza Trajano
(A Cidade )
08/03/2015
7 Mulheres empreendedoras que nos inspiram
(Época Negócios )
26/01/2015
Crescimento
(Todo Dia)
19/08/2013
www.meioemensagem.com.br
(Magazine Luiza compra Época Cosméticos)
18/07/2013
Presidente do Magazine Luiza
(Monitor Mercantil - São Paulo - SP)
18/07/2013
No Magazine Luiza, otimismo com vendas.
(Diário do Comércio - São Paulo- SP )
02/07/2013
Magazine Luiza dá bom exemplo
(Drário do Comércio SP )
28/05/2013
Potencial de valorização da Magazine Luíza é de 40%
(www.brasileconomico.com.br)
20/05/2013
Magazine Luiza investe R$ 110 milhões em centro de
(www.jornaldamidia.com.br)
30/04/2013
Dilma congela medida pró-consumidor
(www1.folha.uol.com.br)
16/04/2013
Magazine Luiza premia qualidade no transporte
(www.tecnologistica.com.br)
11/04/2013
“Sou a favor de cotas para as mulheres", Diz Luiza Tajano
(www.epocanegocios.globo.com)
07/11/2012
Entrevista com Luiza Helena Trajano
(Revista Ideias em Gestão)
25/10/2012
Magazine Luiza mantém "otimismo moderado"
(Valor Econômico)
18/10/2012
Magazine Luiza realiza migração da marca na Bahia
(www.jornaldamidia.com.br)
08/10/2012
Programa para Trainees
(Gazeta de Ribeirão)
19/09/2012
A fera de vendas
(www.callcenter.inf.br)
13/09/2012
Prêmio Magazine Luiza
(Jornal Tribuna)
06/09/2012
As melhores empresas para você trabalhar
(Revista Você S/A)
31/08/2012
Magazine Luiza contrata em Campinas
(www.pauliniavip.com.br)
24/08/2012
Magazine Luiza ganha prêmio por incentivo ao esporte
(Jornal da Região Sudeste)
20/07/2012
O modelo bilionário de Luiza Trajano para premiar,liderar e negociar
(Pequenas Empresas Grandes Negócios)
09/05/2012
Magazine Luiza é um case real de Social Commerce
(www.publicidadeweb.com)
02/02/2012
Magazine Luiza supera a meta
(www.exame.abril.com.br)
02/02/2012
Abertura de lojas virtuais do Magazine Luiza supera meta
(www.economia.estadao.com.br)
26/01/2012
Magazine Luiza quer abrir 10 mil lojas em redes sociais
(www.economia.estadao.com.br)
10/01/2012
Link ao vivo Liquidação Fantástica
(Bom Dia Brasil)
04/01/2012
Liquidação fantástica
(Jornal Tribuna)
08/12/2011
Poder feminino
(Líderes do Brasil)
28/11/2011
MagazineLuiza.com terá sua versão do Black Friday
(www.revistafator.com.br)
01/11/2011
As empresas mais admiradas no Brasil em 2011
(Revista Carta Capital)
28/10/2011
Ambiente virtual fortalece marcas
(Valor Econômico)
21/10/2011
Compradores na era da redes sociais
(Diário do Grande ABC)
17/10/2011
Magazine Luiza inicia migração da marca no Nordeste
(www.diariodepernambuco.com.br)
01/09/2011
MagazineLuiza.com leva o troféu Diamante
(newtrade.com.br)
21/07/2011
Magazine luiza promove atividades infantis em loja de SP
(www.mundodomarketing.com.br)
10/07/2011
A hora do sonho
(www.folhauniversal.com.br)
04/07/2011
Magazine Luiza.com promove Receitas da Estação
(www.promoview.com.br)
27/06/2011
Magazine Luiza abre loja na Lapa
(www.dci.com.br)
26/06/2011
Saldão na web dá 80% de desconto
(Diário de S. Paulo)
08/06/2011
MagazineLuiza.com leva casal a resort
(www.mundodomarketing.com.br)
30/05/2011
Consórcio de serviços permite realizar sonhos
(www.diariodonordeste.globo.com.br)
19/05/2011
Magazine Luiza oferece consórcio para casamento
(www.exame.abril.com.br)
15/04/2011
Melhores Patrões
(O Globo - Rio de Janeiro)
02/04/2011
Jantar com Luiza Helena
(Gazeta de Ribeirão)
24/03/2011
Cuidados na alimentação
(Jornal Indústria e Comércio)
06/02/2011
Liquidação atrai multidão
(www.diariodonordeste.globo.com)
05/02/2011
Filas enormes para compras nas lojas Maia
(www.canindesoares.com)
01/02/2011
Liquidação do Magazine Luiza chega ao Nordeste
(Diário de Pernambuco)
01/02/2011
Ofertas mantêm força em fevereiro
(www.diariodonordeste.globoc.om)
21/01/2011
Magazine Luiza leva Turma da Mônica para megaloja
(www.mundodomarketing.com.br)
08/01/2011
Megaliquidação
(Folha de São Paulo)
08/01/2011
Tudo por um desconto
(O Estado de São Paulo)
07/01/2011
Loucos por Liquidação
(Diário de São Paulo)
23/12/2010
Preço igual no Natal " concentrado"
(Valor econômico)
17/12/2010
Lojas de Ribeirão vendem 8,4% a mais em novembro
(Folha de S. Paulo - Ribeirão)
04/11/2010
Magazine Luiza abre vagas temporárias para o Natal
(www.jornalahoraonline.com.br)
22/09/2010
Administrar o tempo
(Revista Profissão Sucesso)
17/08/2010
Azul deverá vender em varejista
(Jornal Agora - SP)
29/07/2010
Magazine Luiza acirra disputa na Bahia
(Jornal A Tarde)
28/07/2010
"Não me preocupo com a liderança"
(Isto É Dinheiro)
27/06/2010
Lições pra quem entende de Varejo
(Jornal do Commércio)
01/06/2010
'C e D querem o que é bom', diz Luiza
(Jornal A Cidade)
13/05/2010
Elas estão chegando
(Proxxima)
05/04/2010
Magazine Luiza amplia venda e reverte o prejuízo
(Jornal Valor Econômico)
04/04/2010
Fusões no Varejo não preocupam Magazine Luiza
(Jornal Folha de S. Paulo)
24/03/2010
Como vender para grandes empresas
(Revista Exame PME - São Paulo - SP )
15/03/2010
A bola da vez no consumo, agora, é a chamada classe D
(Jornal Brasil Econômico - São Paulo - SP)
27/01/2010
Este homem enfrenta a Casas Bahia, o Ponto Frio, o Magazine Luiza
(Revista Istoé Dinheiro - São Paulo - SP)