Deprecated: Function eregi() is deprecated in /home/fontecom/public_html/site/inc/inc.lib.php on line 25

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/fontecom/public_html/site/inc/inc.lib.php on line 80
fonte ::: assessoria de imprensa
Cliente: AES Tietê
Casa de Cultura e Cidadania de Caconde realiza a 2ª Caminhada da Coleta Seletiva


Região contará ainda com várias atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 5 de junho, a Casa de Cultura e Cidadania de Caconde, projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela AES Tietê e realizado pela H. Melillo e Instituto Agires, promoverá uma série de atividades voltadas à conscientizaçãoambiental.
Uma delas é a 2ª Caminhada da Coleta Seletiva, realizada em parceria com o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal no dia 6 de junho, a partir das 9h, nas ruas do Centro. Neste dia, cerca de 150 crianças do projeto percorrerão a área central para conversar com os moradores e explicar qual a forma correta de separar o lixo reciclável. Elas também doarão mudas de árvores frutíferas em troca dos resíduos recicláveis.
Durante o trajeto e entre uma orientação e outra, as crianças farão performances artísticas e de entretenimento, com o intuito de chamar ainda mais a atenção para a ação e despertar o interesse dos moradores. Ao final, todos se reunirão na Praça Ranieri Mazzilli, onde serão realizadas diversas atividades educativas e de lazer.
De acordo com Junior Fagotti, assistente de produção da Casa da Cultura e Cidadania de Caconde, o objetivo da caminhada é conscientizar as pessoas para a separação e coleta seletiva dos resíduos sólidos, bem como aumentar a área verde da cidade com o plantio das árvores frutíferas.
A semana dedicada ao meio ambiente começa com a apresentação dos resultados do “Joga Fora no Lixo”, nos dias 3 (9h30 e 15h30) e 4 de junho (10h30 e 16h30). Responsáveis pela execução do projeto, os participantes do curso de Dança da Casa conversarão com os grupos formados de acordo com as idades e turmas e mostrarão os resultados dos trabalhos realizados nos quatro meses de atuação. Na ocasião, serão propostos novos rumos para o projeto “Da Porta para Fora”, que também será oferecido aos parceiros do comércio de Caconde.
Nos intervalos, haverá apresentação de dança “Nosso Lugar” e música “Joga Fora”, da cantora Sandra de Sá, ambos voltados ao tema da coleta seletiva de lixo.
Na terça-feira (dia 4), às 8h30 e às 14h, os alunos da Casa participarão da Ação de Reflorestamento da Mata Ciliar, uma atividade de conscientização com o plantio de árvores nativas no entorno de uma nascente de água.

São José do Rio Pardo
A cidade também contará com uma programação comemorativa ao Meio Ambiente. Nos dias 3 e 4 de junho, das 7h30 às 10h45 e das 13h30 às 16h45, todos os cursos da Casa da Cultura e Cidadania, em suas respectivas aulas, desenvolverão atividades que promovam a discussão e reflexão acerca das questões ambientais com ênfase na reciclagem. Serão realizadas oficinas de origami e ornamentos de materiais recicláveis; de construção de malabares e instrumentos musicais com materiais recicláveis; e de reaproveitamento de garrafas pet.
No dia 4 de junho, às 19h, as famílias dos alunos da Casa e interessados em geral estão convidados a assistir uma palestra sobre reciclagem e uma esquete sobre a reutilização de materiais recicláveis realizada por participantes do curdo de Circo e Feira de Trocas.

Sobre a Casa de Cultura e Cidadania – A Casa de Cultura e Cidadania é um projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela empresa AES Tietê e realizado pela H. Melillo – Grupo de Articulação Social – e Instituto Agires. O projeto é um espaço que tem por objetivo promover a formação, expressão e lazer para crianças, jovens e adultos, atuando também como polo cultural que envolve comunidades de baixa renda. São oferecidos cursos de arte educação, oficinas de geração de renda abertas para toda a comunidade e formação técnica cultural para jovens, além de atividades culturais, como cinema e apresentações artísticas.

Sobre a AES Tietê – A AES Tietê oferece soluções em gestão de energia, atuando na geração e comercialização de energia elétrica. Para isso, conta com um parque com capacidade para gerar 2.658 MW a partir de fontes renováveis. A AES Tietê opera nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado de São Paulo. A empresa responde por 12% da capacidade instalada no Estado e 2,3% no Brasil.

19/04/2013
Digital Week internacional 2013
(www.revistain.com.br)