Cliente: AES Tietê
Casa de Cultura e Cidadania de Lins terá sessão de cinema especial para deficien

Exibição contará com recurso de audiodescrição e é aberto à comunidade


A Casa de Cultura e Cidadania de Lins, projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela AES Tietê e realizado pela H. Melillo e Instituto Agires, apresentará uma sessão especial do Cineco (Cine Popular) para deficientes visuais, atendidos pela AMUL- Associação da Mulher Unimed de Lins. A exibição gratuita do filme Além da Luz será nesta quarta-feira, 10 de abril, às 9h, na Casa de Cultura e Cidadania da cidade.
Com capacidade máxima de 150 pessoas, o Cineco contará com audiodescrição, recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual. A exibição trará descrições em áudio de detalhes importantes do filme, como expressões faciais e corporais, informações sobre ambientes, figurinos, mudanças de tempo e espaço e qualquer informação escrita na tela.
Com um acervo de mais de 200 títulos, o Cineco de Lins realiza exibições mensais de diversos filmes nacionais e internacionais. Todas as apresentações são gratuitas. O Cineco é um projeto patrocinado pela AES Eletropaulo, por meio de leis de incentivo fiscal (ProAC) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O objetivo é levar a arte cinematográfica nacional e internacional à população.
A exibição será realizada em parceria com a AMUL (Associação da Mulher Unimed de Lins) e pretende garantir a inclusão cultural de pessoas com deficiência visual. Alinhado com as mais modernas políticas de sustentabilidade, toda a estrutura do Cineco é feita de materiais recicláveis.
Na quinta-feira, 11 de abril, a Casa de Cultura e Cidadania continua aberta à população, com a exibição do filme Um Faz de Conta que Acontece, às 19h30.

Além da Luz: o documentário mostra o universo da deficiência visual por meio da vida de sete pessoas que possuem esta deficiência e faz um paralelo com a história de Louis Braille, inventor do sistema de escrita para cegos.
O filme foi exibido na ONU (Organização das Nações Unidas) e na UNESCO e também fez parte da programação da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, no Senado Federal do Brasil.

Um Faz de Conta que Acontece: Skeeter Bronson (Adam Sandler) é o faz-tudo de um hotel cuja vida muda quando as histórias que conta para que seus sobrinhos durmam começam a se transformar em realidade. Ele tenta tirar vantagem do fenômeno, incorporando suas próprias aspirações pessoais em histórias cada vez mais bizarras, porém, são as contribuições inesperadas das crianças que viram a vida de Skeeter de cabeça para baixo.

Programação:
Além da Luz – 10 de abril (quarta-feira), às 9h.
Um Faz de Conta que Acontece: 11 de abril (quarta-feira), às 19h30.
Local: Casa de Cultura e Cidadania de Lins – Rua Regente Feijó, 52, Centro

Sobre a Casa de Cultura e Cidadania – A Casa de Cultura e Cidadania é um projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela empresa AES Tietê e realizado pela H. Melillo – Grupo de Articulação Social – e Instituto Agires. O projeto é um espaço que tem por objetivo promover a formação, expressão e lazer para crianças, jovens e adultos, atuando também como polo cultural que envolve comunidades de baixa renda. São oferecidos cursos de arte educação, oficinas de geração de renda abertas para toda a comunidade e formação técnica cultural para jovens, além de atividades culturais, como cinema e apresentações artísticas.

Sobre a AES Tietê – A AES Tietê oferece soluções em gestão de energia, atuando na geração e comercialização de energia elétrica. Para isso, conta com um parque com capacidade para gerar 2.658 MW a partir de fontes renováveis. A AES Tietê opera nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado de São Paulo. A empresa responde por 12% da capacidade instalada no Estado e 2,3% no Brasil.

19/04/2013
Digital Week internacional 2013
(www.revistain.com.br)