Magazine Luiza contrata pessoas com deficiência nos 16 Estados em que atua
Rede varejista é reconhecida por suas práticas de Gestão de Pessoas
As pessoas com deficiência de quase todo o país que querem ingressar no mercado de trabalho têm a oportunidade de vivenciar o ambiente corporativo de uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil.
A rede varejista Magazine Luiza oferece cerca de 800 vagas em todas as suas unidades distribuídas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
As vagas são para cargos em lojas, escritórios e centros de distribuição. Os principais requisitos são o comprometimento e a vontade de trabalhar. Os candidatos serão entrevistados para que seja identificado o potencial de cada um para as vagas disponíveis. Quem estiver com a documentação em dia, inclusive laudo médico, e tiver o perfil, mas não possuir formação técnica para o cargo que estiver apto a assumir, será contratado e encaminhado para capacitação, conforme a política da empresa.
As características de cada tipo de deficiência serão respeitadas, e a empresa possibilitará que cada um exerça sua competência de forma a não expor a pessoa a riscos desnecessários. “Estamos adquirindo a licença do software leitor para que o colaborador cego, por exemplo, exerça funções administrativas e de atendimento telefônico”, explica Ivone Santana, responsável pelo Programa de Inclusão no Magazine Luiza.
De acordo com ela, todas as vagas abertas, incluindo as especializadas e de liderança, podem ser ocupadas por pessoas com deficiência se elas preencherem os requisitos necessários. A empresa, que é reconhecidamente uma das melhores para trabalhar no Brasil pelo Instituo Great Place to Work, está fortalecendo sua cultura de inclusão e de acolhimento às pessoas com deficiência. “Neste ano, toda a equipe de Gestão de Pessoas e também as lideranças serão capacitadas para selecionar, contratar e integrar estes profissionais. Estamos construindo, junto com as pessoas com deficiência, um ambiente no qual todos possam se desenvolver, contribuir com sua eficiência e ser felizes”, afirma Ivone.
Inscrições
Os interessados em fazer parte do processo seletivo devem se cadastrar no site www.magazineluiza.com.br, por meio do link “Trabalhe Conosco”. Lá estarão dispostas as vagas com os respectivos cargos e localidades.
Por entender que esse perfil de colaborador precisa de cuidados mais frequentes com a saúde, o Magazine Luiza oferece pagamento integral do plano de saúde da empresa, além de assistência odontológica, vale-transporte, vale-alimentação ou refeição, entre outros benefícios especiais como Bolsa de Estudos, Cheque-Mãe (para mães com filhos de até 11 anos de idade) e Cheque Educação Especial (para pais e mães que têm filhos com deficiência, independentemente da idade).
Magazine Luiza
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do país. Até 31 de janeiro de 2013 possuía 730 lojas e oito centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.
Em maio de 2011, a rede passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a pequenos investidores. Em agosto de 2011 realizou a 13ª aquisição de sua história ao comprar as 121 lojas do Baú, que pertenciam ao Grupo Silvio Santos.
A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 22 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 15 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work. O e-commerce do Magazine Luiza já ganhou nove vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C e, em 2012, a rede foi eleita a mais querida do e-commerce brasileiro pelo e-bit