Deprecated: Function eregi() is deprecated in /home/fontecom/public_html/site/inc/inc.lib.php on line 25

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/fontecom/public_html/site/inc/inc.lib.php on line 80
fonte ::: assessoria de imprensa
Cliente: AES Tietê
Gestão de Ativos da AES Tietê apresenta resultados positivos

Planejamento preciso aumentou a taxa de disponibilidade e mudou o comportamento dos colaboradores da empresa

A AES Tietê, empresa de geração e comercialização de energia do Grupo AES Brasil, é a primeira empresa da América Latina a receber a certificação PAS 55, que a coloca em um seleto grupo mundial em qualidade de gestão de ativos. E os reflexos de todo o processo de certificação já apresentam frutos dentro da empresa, que vão desde a melhora de índices operacionais até mudança de comportamento de colaboradores.

Há três anos, antes de iniciar o processo de certificação, não era comum ouvir avaliações sobre os riscos das falhas de equipamentos para produção e seus impactos nos negócios, explica o diretor de operação e manutenção da AES Tietê Ítalo Freitas Filho. “A introdução dos conceitos da nova norma de Gestão de Ativos provocou mudanças de atitude dos colaboradores. Hoje, há uma preocupação maior com o planejamento”, diz Freitas.

A geradora apresenta resultados positivos como a redução da taxa de indisponibilidade de suas máquinas. O índice, que era de 1,24% em 2009, passou para 0,35% em 2012. “Os benefícios de gerir um ativo físico com precisão são sentidos diariamente com a melhora constante dos indicadores de desempenho da empresa. Além disso, também há maior otimização dos investimentos”, afirma Freitas Filho.

Com a alta eficiência demonstrada, a AES Tietê passou a liderar um grupo formado por empresas do Cazaquistão, Argentina, Chile, Camarões e Estados Unidos para receberam as diretrizes de como melhorar sua gestão de ativos. “A certificação representa o que há de mais avançado no mundo em termos de gestão de ativos físicos. Ser a primeira empresa da América Latina a conquistá-la valida e reconhece do trabalho e o esforço da AES Tietê em buscar a melhoria contínua, a inovação e a excelência na gestão de seus negócios. E o nosso avanço agora é reconhecido no mundo todo, pois a empresa é benchmarketing em gestão de ativos físicos”, afirma Freitas Filho. Empresas brasileiras também têm procurado a AES Tietê para aprofundar seus conhecimentos em gestão de ativos.

Endossado pelo IAM - Institute of Asset Management, sediado na Inglaterra, a PAS 55 é reconhecida internacionalmente pelo alto grau de complexidade e exigências. A ISO (International Standards Organization) está se baseando na certificação para o desenvolvimento de uma nova norma internacional, a ISO 55000.

A iniciativa integra o compromisso de Eficiência no Uso dos Recursos e de Eficiência e Disciplina na Execução, que faz parte da Plataforma de Sustentabilidade da empresa http://www.aesbrasilsustentabilidade.com.br/

Sobre a AES Tietê – A AES Tietê oferece soluções em gestão de energia, atuando na geração e comercialização de energia elétrica. Para isso, conta com um parque gerador com capacidade para gerar 2.658 MW a partir de fontes renováveis. A AES Tietê opera nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado de São Paulo. A empresa responde por 12% da capacidade instalada no Estado de São Paulo e 2,3% no Brasil.

19/04/2013
Digital Week internacional 2013
(www.revistain.com.br)