Magazine Luiza e Consórcio Luiza no ranking das melhores empresas para trabalhar
Resultados da pesquisa do Great Place to Work são obtidos por meio das respostas dos próprios colaboradores
A política de valorização e respeito às pessoas adotada pelo Magazine Luiza contribuiu para que a empresa figure, há 15 anos consecutivos, na lista das melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo o ranking do Instituto Great Place to Work. Na premiação ocorrida na noite de ontem (13/08), a varejista foi o destaque no quesito Tempo de Lista por ser uma das duas únicas a estar entre as melhores há tanto tempo.
Participante da avaliação desde 1997, quando havia 100 empresas inscritas, neste ano a companhia continua entre as 25 melhores na categoria Grandes e Multinacionais, que conta com mais de 1.000 empresas participantes. “Além de ficarmos felizes por integrarmos a pesquisa por tantos anos, tudo fica ainda mais gratificante se analisarmos que conseguimos crescer sem perder a nossa cultura, que coloca sempre as pessoas em primeiro lugar”, afirma Telma Rodrigues, diretora de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza, referindo-se ao fato de que a empresa tinha 1.200 colaboradores no primeiro ano em que foi listada e, atualmente tem 23 mil.
Com 734 lojas, distribuídas em 16 Estados, o Magazine Luiza se pauta na valorização das pessoas, sejam elas clientes ou colaboradores. Internamente, a rede dispõe de diversos mecanismos e programas que visam a dar melhores condições de trabalho e de vida para seus funcionários.
Outra empresa do grupo, o Consórcio Luiza, ficou entre as 30 melhores na categoria Médias e Pequenas, que compreende a análise de empresas nacionais que empregam de 100 a 999 funcionários. “É nossa segunda participação na pesquisa, pois o instituto criou essa categoria no ano passado e, desde então, estamos entre as melhores. Saber que nossa preocupação em manter sempre boas práticas de trabalho tem o reconhecimento de nossos colaboradores é algo muito gratificante”, comenta a Edna Honorato, diretora do Consórcio Luiza.
A pesquisa
O Instituto Great Place to Work, consultoria com sede nos Estados Unidos e escritórios afiliados em 49 países, entrevista os colaboradores das empresas inscritas no prêmio e atribui uma nota de acordo com as respostas, que são confidenciais. A pesquisa avaliou o índice de confiança dos colaboradores com o ambiente de trabalho e as melhores práticas de Gestão de Pessoas.
Magazine Luiza
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do país. Atualmente, possui 734 lojas e nove centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.
Em abril de 2011, a rede passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a pequenos investidores. Em junho, realizou a 13ª aquisição de sua história, ao comprar as 121 lojas do Baú, que pertenciam ao Grupo Silvio Santos.
A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 23 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 14 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work. O e-commerce do Magazine Luiza já ganhou nove vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C e, neste ano, a rede foi eleita a mais querida do e-commerce brasileiro pelo e-bit.
Consórcio Luiza
No mercado há 20 anos, o Consórcio Luiza oferece seus serviços em 734 lojas do Magazine Luiza e conta, ainda, com 75 representações comerciais autorizadas, além do site www.consorcioluiza.com.br, que disponibiliza cotas de consórcio.
Com sede em Franca (SP), a empresa, uma das maiores no ramo de consórcios do país, oferece serviços inovadores e de qualidade, possibilitando aos clientes a conquista de seus sonhos por meio de opções diversificadas de cartas de crédito de eletro, móveis, carro, moto, imóveis e serviços como festas, saúde e estética, viagens, estudos, reformas, quitação de financiamento de veículo e imóvel, entre outros.
Afiliado à ABAC (Associação Nacional dos Administradores de Consórcios) e ao SINAC (Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcios), o Consórcio Luiza já entregou mais de 220 mil bens e, atualmente, conta com mais de 50 mil clientes ativos.