Magazine Luiza é finalista do Prêmio Ser Humano 2012
Considerada Empresa Cidadã, companhia concorre com projeto Rede do Bem
Por suas atitudes voltadas ao desenvolvimento sustentável e à responsabilidade social, o Magazine Luiza chegou à grande final do Prêmio Ser Humano – Oswaldo Checchia 2012. A cerimônia de premiação ocorre nesta quarta-feira, 15 de agosto, durante o 38º CONARH (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas).
O Magazine Luiza chegou à final do Prêmio com o programa Rede do Bem, superando as etapas estaduais. Agora, concorre com outros 12 trabalhos de âmbito nacional.
“A Rede do Bem incentiva o voluntariado entre todos os colaboradores, utilizando o mesmo conceito das redes sociais na intranet da empresa: os colaboradores publicam as fotos e descrição de cada ação voluntária, compartilham experiências, pedem ajuda para seus projetos e estimulam equipes de outras unidades a seguirem seu exemplo”, explica Ivone Santana, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, idealizadora do programa.
“Temos mais de 150 ações cadastradas na Rede do Bem, e esse número vem crescendo, demonstrando a responsabilidade e o cuidado com os quais a empresa trata as comunidades onde está inserida”, completa.
O Prêmio Ser Humano existe desde 1993 e é uma maneira de conhecer e reconhecer as práticas, iniciativas e experiências de sucesso no desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações. Os participantes inscrevem práticas que consideram referência em valorização de pessoas e, após concorrer em uma etapa dentro do seu Estado, são indicados para a final nacional.
Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional), o Prêmio visa a reconhecer contribuições práticas para a sociedade, pautando-se nos conceitos de sustentabilidade e governança corporativas. São consideradas ações com diversos públicos: interno (funcionários), clientes, fornecedores, meio ambiente, entre outros.
Magazine Luiza
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do país. Atualmente, possui 734 lojas e nove centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.
Em abril de 2011, a rede passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a pequenos investidores. Em junho, realizou a 13ª aquisição de sua história, ao comprar as 121 lojas do Baú, que pertenciam ao Grupo Silvio Santos.
A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 23 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 14 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work. O e-commerce do Magazine Luiza já ganhou nove vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C e, neste ano, a rede foi eleita a mais querida do e-commerce brasileiro pelo e-bit.