Magazine Luiza completa migração da marca no Ceará
De uma só vez, Magazine Luiza reinaugura, amanhã, 15 lojas no Estado, totalmente reformadas, climatizadas e com novo layout, maior mix de produtos e grandes promoções
Depois de iniciar a migração da marca Lojas Maia em Pernambuco, em outubro, o Magazine Luiza dá continuidade a este processo, e 15 das 18 lojas do Ceará, localizadas em Fortaleza, Sobral, Maracanaú, Itapipoca, Caucaia e Tianguá, ganharão, a partir desta sexta-feira (16/12), novos layout e mobiliários, instalações modernas, ar condicionado, maior mix de produtos e uma rádio interna com programação exclusiva da rede. As outras três unidades, situadas em Juazeiro do Norte e Crato, passarão por esta mudança posteriormente. Uma semana antes, as dez lojas de Alagoas também migraram para Magazine Luiza. Gradativamente, as demais unidades da Lojas Maia passarão por este processo.
Estas 15 unidades do Ceará terão apenas o nome do Magazine Luiza, e para comemorar a virada da marca, haverá uma série de manifestações culturais em cada uma destas unidades, além de diversas atrações e muitas ofertas para o público.
“A experiência de atuar no Nordeste tem sido espetacular. A região está vivenciando uma evolução de mercado que nos dá ainda mais orgulho de sermos brasileiros. Mantivemos toda a equipe que veio da Maia e ainda aumentamos o quadro de colaboradores. Nosso diretor no Nordeste é o Marcelo Maia, membro da família fundadora da rede, e isso demonstra o respeito que temos pelas companhias adquiridas”, afirma Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza.
Este respeito pôde ser percebido logo que a rede, sediada em São Paulo, comprou a Lojas Maia, levando a todos os funcionários os mesmos benefícios oferecidos aos colaboradores do Magazine Luiza, tais como plano de carreira, cheque-mãe, cheque educação especial, auxílio aos estudantes, reembolso de farmácia, entre outros. “Antes de tudo, para estimular o engajamento dos colaboradores com a empresa, é importante investir em seu bem-estar e crescimento pessoal e profissional, oferecendo oportunidades internas de ascensão”, justifica Luiza Helena.
A trajetória da empresa possui muitas semelhanças com a Lojas Maia. Tradicional como a rede nordestina, o Magazine Luiza foi fundado em Franca, interior de São Paulo, e graças ao trabalho de toda a equipe, cresceu e se transformou em uma das maiores redes do comércio varejista do país.
“Fomos muito bem recebidos pelos nordestinos. O Magazine Luiza sempre valorizou a cultura das regiões onde está presente, por isso, o processo de migração para a nova marca está sendo feito gradativamente. Depois de 13 aquisições realizadas ao longo de sua história, aprendemos a conduzir este processo de forma bem-sucedida”, explica Marcelo Silva, superintendente do Magazine Luiza.
O Nordeste é uma das regiões que mais crescem no país e possui um alto poder de consumo. “O Brasil cresceu nos últimos anos com distribuição de renda, especialmente no mercado nordestino, que tem demonstrado um grande potencial. Nosso desafio é continuar crescendo sem perder a nossa essência de simplicidade, transparência, valorização e respeito às pessoas”, diz Frederico Trajano, diretor de vendas e marketing do Magazine Luiza.
Com a aquisição das 141 unidades da Lojas Maia, realizada em 2010, o Magazine Luiza passou a atuar nos nove Estados do Nordeste e tem projetos de crescimento para a região. “Este mercado é considerado estratégico, e estamos planejando a implantação de um moderno centro de distribuição na Paraíba para o próximo ano”, comenta Marcelo Maia, diretor regional do Magazine Luiza.
Referência internacional
O Magazine Luiza é uma das principais referências quando se fala em varejo no Brasil. Em 2006 foi tema de estudo da universidade de Harvard, nos EUA, uma das mais importantes instituições de ensino do mundo. Para concluir o estudo, um pesquisador acompanhou a rotina dos principais executivos e de alguns funcionários da empresa. O modelo inovador criado pela rede tornou-se uma das disciplinas fixas dos alunos que, um dia, administrarão as maiores companhias do mundo. Essa é a principal marca do Magazine Luiza: inovar e surpreender, para melhor atender aos anseios dos seus clientes
Magazine Luiza
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do país. Atualmente, possui 718 lojas e nove centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.
Em abril, a rede passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a pequenos investidores. Em junho, realizou a 13ª aquisição de sua história, ao comprar as 121 lojas do Baú, que pertenciam ao Grupo Silvio Santos.
A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 23 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 14 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work, sendo que em 2010 foi considerada a melhor na Prática de Falar com seus funcionários e, neste ano, a melhor na Prática de Escutar, além de ter sido eleita uma das dez melhores para se trabalhar no Brasil.